Antes de realizar o procedimento, é indispensável que o paciente realize todos os exames solicitados, a fim de verificar as condições de saúde.
O paciente também deverá informar medicamentos de uso regular, para que o médico responsável oriente a respeito da necessidade de suspender ou não alguma medicação. Além disso, pacientes com hábito de fumar, devem suspender o tabagismo por, pelo menos, dois meses antes do procedimento.
No dia do procedimento, é necessário jejum durante as 8h antecedentes à operação.
Depois do procedimento, o uso de malha de compressão, cinta ou bandagens pode ser necessário, para que seja possível controlar melhor o inchaço e a compressão da pele. Além disso, a colocação de dreno também pode ser recomendada. Estimulamos a deambulação precoce para prevenção de processos tromboembólicos no pós operatório.
Em relação à prática de exercícios físicos ou atividades que exigem grandes esforços, é indicado que o paciente não realize por um período de 21 a 45 dias, variando de acordo com cada quadro. Sobre a exposição solar, recomenda-se que seja evitada durante 3 meses.